segunda-feira, 13 de novembro de 2023

O Senhor Órfo, no seu merecido dia

Em Fafe, Órfão era nome próprio e dizia-se Órfo. O Órfo trabalhava no Talho, isto é, o Órfo era o Órfo do Talho, do Talho do Órfo, que realmente não se chamava desta maneira mas Talho Novo, o que é curioso porque, pelo menos de acordo com minha memória, este começou por ser o único talho de Fafe, no Largo, ali no enfiamento do Fernando da Sede, do Foto Jóia, do Romeu e outros que tais, tudo gente porreira, excelentíssima, o Órfo incluído. Para a mim, que era mocico e tinha medo à mão da minha mãe, o Órfo só podia ser Senhor Órfo, mas a expressão assim composta parecia-me um bocado parva só de a pensar da cabeça para dentro e portanto eu nunca a disse da boca para fora. Quer-se dizer. A vida em Fafe era muito simples naquele tempo, mas às vezes fazia-me confusão...

Ora bem. Para quem não sabe, hoje é uma efeméride. Aliás, hoje é várias efemérides, nomeadamente duas, mas centremo-nos na efeméride que nos interessa e que, modéstia à parte, nos diz respeito. Isto é: hoje é Dia Mundial do Órfão. Do Órfo, sim! É realmente uma grande honra para Fafe. E é merecida...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Em memória da burra do Reigrilo

Foto Tarrenego! Vou directo ao assunto: a corrida de jericos faz falta. Faz. Uns 16 de Maio sem corrida de jumentos é como orelheira de porc...