domingo, 9 de junho de 2024

A feira como manda o figurino


"A próxima edição da Feira Tradicional - promovida pelo Rancho Folclórico de Fafe - terá lugar no dia 10 de junho, a partir das 9h00 e até às 18h00 horas, na Praça 25 de Abril, coração da cidade, onde durante muitos anos se realizou a feira semanal do concelho de Fafe.
Durante todo o dia, vão marcar presença vários expositores trajados a rigor, à época, com produtos agrícolas, louças, barros, fumeiro, doces tradicionais, artesanato e peças típicas da região, como os xailes, os lenços, as meias de lã, os cestos e os açafates. Estarão também presentes a padeira da região, o vinho verde, as pataniscas, o chouriço e a broa.
Não faltarão os pregões das vendedeiras ambulantes e os agricultores não deixarão de trazer até à cidade os seus produtos caseiros, como as batatas, os legumes, bem assim os seus animais domésticos, os belos exemplares bovinos, ovinos, caprinos e outros. Ao longo do dia a animação é garantida também com concertinas, jogos tradicionais, cantares e danças folclóricas.
Estará assim criado um ambiente perfeito para o regresso à memória da vida no campo e às vivências individuais e coletivas do mundo rural do século XIX.
A Feira de 10 de junho é uma tradição em Fafe que permite apresentar a todos um cenário fidedigno dos usos e costumes de um povo, que o Rancho Folclórico de Fafe todos os anos evoca, recria e nos transporta à pureza das feiras que se realizavam há muitos, muitos anos.
Não perca esta viagem ao passado!"

P.S. - É amanhã, no Largo, mais uma edição da Feira Tradicional de Fafe, aproveitando o feriado. O texto acima é da autoria do Município de Fafe. Como era realmente a feira de Fafe nos finais do século XX, tenho-o contado sobretudo aqui e aqui e em mais uma boa meia dúzia de apontamentos, basta procurar as etiquetas "feiras" ou "série Feira de Fafe".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gaspar: o recordista passou por aqui

Foto Zerozero Gaspar, que defendeu as cores da AD Fafe na época de 1976/77, é o mais jovem guarda-redes de sempre a estrear-se na primeira d...