sábado, 16 de novembro de 2024

O mar começa em Fafe, devagarinho

O rio Vizela nasce em Fafe, exactamente no Alto de Morgair, antiga freguesia de Gontim. Depois de banhar Fafe, sobretudo na barragem de Queimadela, o rio Vizela passa também, por esta ordem, pelos concelhos de Felgueiras, Guimarães, Vizela e Santo Tirso. Neste seu interessante percurso, o rio Vizela acolhe diversos e variados influentes. O influente mais importante é o rio Ferro, mas não podemos esquecer o rio Bugio e, se não me engano, as ribeiras de Docim, de Moreira e de Ribeiros e o ribeiro de Costas Antas. São influentes porque eles é que abastecem de água o rio Vizela, que, por sua vez, é influente do rio Ave, que desagua no oceano Atlântico. Creio portanto não ser exagero nenhum dizer que o mar começa em Fafe, pelo menos um bocadinho.

P.S. - Publicado no dia 2 de Fevereiro de 2023, sob o título "Os influentes (Ou o mar começa em Fafe)", a propósito do Dia Nacional do Vigilante da Natureza e Dia Mundial das Zonas Húmidas. Hoje é Dia Nacional do Mar.

3 comentários:

  1. Nunca entendi porque é que o rio tem esses nome, uma vez que só atravessa Vizela de passagem...

    ResponderEliminar
  2. O povoado é que foi buscar o nome ao rio. Isto é, o rio Vizela é anterior e está na origem do povoado. Vizela - fui agora ver - vem do latim e quer dizer ave pequena, avezinha.

    ResponderEliminar
  3. Ahhh, entendi. Precisei de 58 anos, 1 mês, 29 dias e o blog Fafismos, para descobrir...

    ResponderEliminar

Tocavam sempre duas vezes

Os carteiros de Fafe eram homens poderosos. Traziam dinheiro, levavam notícias e, sobretudo, sabiam tudo de toda a gente. A vida toda. A sit...