domingo, 3 de março de 2024

As orelhas

As orelhas. As orelhas são muito úteis. As orelhas servem para segurar o lápis, o cigarro de preferência apagado e o raminho de alfádega, que já ninguém sabe o que é mas que se usava muito em Fafe, sobretudo nas tardadas de romaria. As orelhas centram muito bem a cabeça e estão no sítio certo para se puxar as orelhas, que era um método de ensino muito recomendado, praticado com todo o zelo e com provas dadas. Hoje em dia é proibido puxar as orelhas nas escolas, só se for aos professores. Os puxões de orelhas aos professores são gravados no telemóvel e mandados, com uma grande risota, para as chamadas redes sociais. Das escolas saem cada vez mais orelhudos. E entram nas chamadas redes sociais.
As orelhas produzem cera, cotão e pêlos, materiais altamente combustíveis. As orelhas ardem: se for a orelha direita, é porque estão a dizer bem de nós; se for a orelha esquerda, é porque nos estão a rogar na pele. Se arderem as duas orelhas ao mesmo tempo, o melhor é chamar os bombeiros. As orelhas também deitam fumo sem fogo, pelo menos nos desenhos animados antigos.
Existem várias qualidades de orelhas, como por exemplo orelhas de elfo, orelhas de abano, orelhas de rato, orelhas de gato, orelhas-de-lebre, orelhas-de-ovelha, orelhas de macaco, orelhas-de-abade, orelhas-de-judas, orelhas moucas, orelhas-de-mula e, passando à política, orelhas de burro.
As orelhas doem e quando doem chamam-se ouvidos e muitos nomes feios. As orelhas são vizinhas de porta do esternocleidomastóideo, que é o músculo mais famoso do mundo à pala do Vasquinho da Anatomia. As orelhas, em casos extremos, servem também para a nossa alimentação. Em tempos de crise como os que vivemos, e em plena época de Carnaval, sugere-se com molho-verde.
Às vezes as orelhas dão jeito para ouvir. Ouvir é geralmente bom e é derivado às orelhas. Eu gosto muito de orelhas e tenho duas. De momento.

P.S. - Hoje é Dia Mundial da Audição.

3 comentários:

  1. Por falar em orelhas e audição, eu não queria ter os amigos mais chegados do Júlio Isidro, pois não lhe ligam nenhuma. Há anos que o respeitável senhor, outrora apresentador, vem dizendo que usa um aparelho nos ouvidos porque não ouvia bem e os amigos continuam sem saber de tal facto. Ou então não ouvem tv...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos 79 anos, feitos em Janeiro, o nosso Júlio Isidro continua no activo e eu sou fã. Tem um canal de televisão praticamente só para ele, a RTP Memória, ouço-o todos os sábados no Hotel Califórnia da Rádio Renascença, com o Paulino Coelho, e o Concerto de Ano Novo no Musikverein, transmitido na RTP 1, não seria a mesma coisa sem a sua inconfundível voz "off". Por falar em Renascença, lembrei-me agora do António Sala, outro que, de acordo com os anúncios, também está ligado ao aparelho...

      Eliminar
  2. Pois é, eu também sou fã dele, mas os amigos não devem ser..

    ResponderEliminar

Tocavam sempre duas vezes

Os carteiros de Fafe eram homens poderosos. Traziam dinheiro, levavam notícias e, sobretudo, sabiam tudo de toda a gente. A vida toda. A sit...